quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alstom apresenta design de mais um TAV


08/06/2010 - Railway Gazette
Clique para ampliar
O novo trem da Alstom não terá truques articulados, como acontece no AGV (foto). Foto: Divulgação

A Alstom revelou seu mais recente desenho para um novo Trem de Alta Velocidade ontem (8) no Expo Ferroviaria, que ocorre em Turim, na Itália. O design, que ainda não foi batizado, combina elementos de  produtos já existentes na empresa no setor de alta velocidade, como o AGV e o Pendolino.
A “plataforma” será oferecida inicialmente como uma resposta da fabricante francesa para a licitação de 50 trens que está sendo feita pela operadora italiana Trenitalia, cujo vencedor será anunciado no próximo mês. O novo trem da Alstom é altamente modular, do tipo single-deck, que realiza operações comerciais entre 220 km/h e 400 km/h.
A Trenitalia pretende colocar trens que corram a 360 km/h, para competir com a operadora privada rival NTV. Ao contrário do AGV, que possui tração articulada, o novo modelo da Alstom teria truques individuais em cada carro e motores assíncronos. Os trens para o mercado italiano seriam fabricados localmente, com acabamento na cidade de Savigliano, utilizando componentes de outras filias da Alstom no país.
Um trem de oito carros teria capacidade para 600 passageiros, dependendo da configuração interna. A Alstom afirma que devido à demanda de seus clientes, o rumo que se está tomando é para os trens single-deck, que fornecerão capacidade similar aos TGV Duplex, que são double-deck.
 A longo prazo, a Alstom pretende se focar nos mercados da China e Rússia com este novo TAV, que possui ar condicionado montado no teto dos carros, resultando em melhor desempenho em temperaturas extremas. Os outros modelos da empresa, como o AGV, o TGV Duplex e o Pendolino, ainda serão oferecidos nas licitações que a empresa concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário