quinta-feira, 5 de agosto de 2010

China: Novo modelo de autocarro que circula sobre carros

8/5/2010- Carris (Lisboa)



A actual tecnologia existente na China permite ao país desenvolver soluções criativas para os problemas de mobilidade das grandes cidades. Tendo como objectivo diminuir o trânsito e as emissões poluentes para a atmosfera, a China aposta agora num autocarro que possui uma abertura na zona inferior, para que os carros, que circulam na estrada, possam passar por debaixo dele.

Neste sentido, o objectivo do novo autocarro denominado “3D Express Coach” é não ocupar o espaço das vias reservadas aos veículos privados, permitindo uma maior e melhor circulação automóvel e economizar os gastos na construção de metros e pontes.
O projecto está a ser desenvolvido pela empresa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, estando previsto que o primeiro modelo comece a circular ainda no final deste ano, em Mentougou, distrito de Pequim.
“Esta ideia teve por base a grande movimentação nas estradas das grandes cidades chinesas, onde o trânsito chega a ser caótico e, para colmatar essa situação, constroem-se novas vias, pontes, viadutos, e são dados incentivos para que as pessoas passem a usar, cada vez mais, os transportes públicos”, revela a empresa mentora do novo autocarro.
De acordo com o jornal The Huffington Post, “o autocarro, que funciona como uma espécie de túnel móvel, terá seis metros de largura, utilizará uma combinação de electricidade e energia solar e será capaz de atingir a velocidade de 60 km/h e de transportar 1.400 passageiros”.
No entanto, apresenta apenas um único requisito: só os carros que apresentem até dois metros de altura podem circular debaixo da sua plataforma.
Dependendo da sua viabilidade, o projecto poderá vir a ser implementado em outras cidades do mundo.
Confira o vídeo que apresenta o novo modelo de autocarro.

http://www.youtube.com/watch?v=5l8WXStaafw

comentar esta notícia | esconder comentários (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário