segunda-feira, 9 de agosto de 2010

iPod provoca 17 acidentes por dia no Reino Unido

8/9/2010
Carris - Lisboa

O número avançado pela Automobile Association [AA] britânica é impressionante: todos os dias há 17 acidentes de trânsito devido à utilização indevida do iPod e outros gadgets electrónicos, seja por automobilistas, ciclistas ou pedestres.

De acordo com a associação, citada pelo Daily Mail, o iPod torna-nos “zombies” quando estamos concentrados nele.

“Isto ocorre quando andamos no trânsito [e] não ouvimos um camião, ou conduzimos um veículo isolados do mundo exterior”, refere a AA.

Ainda segundo o Daily Mail, o número de acidentes diários relacionados com o iPod e outros gadgets subiu 5% em 2009. “Quando estamos a movermo-nos os nossos cérebros têm muito a fazer e, ao utilizar gadgets tecnológicos, nem sempre ele se consegue concentrar em várias coisas ao mesmo tempo”, revelou o presidente da AA, Edmund King.

“Quer [estejamos a falar de] duas pernas, duas rodas ou quatro, demasiadas pessoas estão a sofrer de uma espécie de ‘esquecimento do iPod’”, continuou.

Apesar do chamado ‘esquecimento do iPod’, os acidentes são provocados por pessoas a utilizar todo o tipo de leitores de MP3, telemóveis ou outros gadgets electrónicos.

De acordo com alguns relatórios da polícia britânica, também citados pelo Daily Mail, há casos de pedestres que não dão conta da velocidade do trânsito quando andam nas ruas, chegando mesmo a consultar o email enquanto passam para o outro lado da estrada.

Paralelamente, a AA também tem notado uma cada vez maior utilização do telemóvel pelos automobilistas, que assim perdem a noção do trânsito que os rodeia e provocam acidentes.

“Não podemos travar a marcha tecnológica, mas precisamos de travar os pedestres, ciclistas ou motoristas [que se tornam em] zombies [por causa] do iPod”, concluiu Edmund King. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário