quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ferrovias de alta velocidade chinesas atingem 5 mil km


30/08/2010 - CRI/Agência Xinhua


A China completará a construção de 5 mil quilômetros de linhas ferroviárias de alta velocidade no sul do país até o ano de 2012, a fim de acelerar sua integração econômica com as cidades economicamente prósperas de Hong Kong e Macau, de acordo com o vice-ministro chinês das Ferrovias, Liu Dongfu.
As linhas ferroviárias, que serão no delta do rio das Pérolas, abrangendo oito províncias e uma região autônoma da parte continental, apresentarão cerca de 40% do total do país nos próximos três anos.
Outros 5 mil quilômetros serão concluídos na região entre 2012 e 2015, assinalou Liu no VI Fórum Regional de Cooperação e Desenvolvimento do Delta do Rio das Pérolas, realizado em Fuzhou, capital da Província de Fujian, sudeste do país.
Liu afirmou que a rede ferroviária desempenha um papel importante no impulso econômico da região. O sistema ferroviário transportou em 2009 um total de 386 milhões de passageiros e 521 milhões de toneladas de produtos, apresentando respectivamente altas de 28,7% e 7,4% em relação à quantidade registrada em 2004.
O vice-ministro assinalou que uma vez que os trens de alta velocidade sejam postos em serviço, o transporte ferroviário se tornará mais rápido, mais seguro e mais cômodo.
A China investiu muito no sistema ferroviário para atender a demanda da crescente quantidade de passageiros. As autoridades prometem reduzir o tempo de viagens entre as capitais de quaisquer duas províncias vizinhas em menos de duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário