terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Linha de alta velocidade mais longa do mundo operacional em Junho

18/01/2011 - Menos Um Carro

A via férrea de alta velocidade mais longa do mundo, que fará a ligação entre Pequim e Xangai e que terá 1.318 quilómetros de extensão, estará operacional em Junho, anunciou a imprensa oficial chinesa, citando o Ministério dos Caminhos de Ferro.

Orçada em 220.900 milhões de yuan (cerca de 25.120 milhões de euros), a nova linha é também a mais cara infraestrutura do género construída na China, realçaram as autoridades.

A ligação entre as duas principais cidades chinesas passará a demorar cerca de quatro horas, menos de metade do que o melhor tempo feito pelos comboios actuais.

A construção da via, iniciada em Abril de 2008, está concluída, faltando apenas instalar os sistemas de abastecimento de energia e de comunicação, avançou a Lusa.

No final de 2010, a rede chinesa de alta velocidade atingiu 8.358 quilómetros de extensão e, segundo o ministro dos Caminhos de Ferro, Liu Zhijun, este ano deverão abrir mais cinco mil quilómetros.

Recorde-se que a primeira linha chinesa de alta velocidade, um percurso de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin, foi inaugurada no verão de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário