sábado, 2 de abril de 2011

China antecipa em 1 ano inauguração do trem de alta velocidade

04/01/2011 - Exame.com

Considerada infraestrutura-chave para o desenvolvimento econômico da China, a linha de trem que ligará Pequim a Xangai será inaugurada em junho de 2011

Os trens são o meio de transporte preferido dos chineses para viagens de longas distâncias
Pequim - A linha de trem de alta velocidade entre Pequim e Xangai, uma infraestrutura-chave para o desenvolvimento econômico da China, será inaugurada em junho de 2011, um ano antes da previsão inicial, anunciou nesta terça-feira em entrevista coletiva o ministro de Ferrovias chinês, Liu Zhijun.

A linha, de 1.318 quilômetros e que teve investimento de cerca de US$ 32,5 bilhões, reduzirá de dez para cinco horas o tempo de viagem entre as duas principais cidades do país, destacou a agência oficial "Xinhua".

A construção da linha começou em abril de 2008 e por ela já circulam trens em períodos de testes. Em 3 de dezembro, um deles bateu o recorde mundial de velocidade em transporte ferroviário, alcançando 486,1 km /h.

Liu Zhijun também destacou que a rede de alta velocidade chinesa alcançou 8.358 quilômetros em 2010, número que tem a previsão de chegar a 13 mil quilômetros em 2011 e a 16 mil em 2015.

Somando as linhas convencionais, a rede ferroviária chinesa totaliza 91 mil quilômetros, devendo chegar a 120 mil quilômetros na próxima meia década.

Os trens são o meio de transporte preferido dos chineses para viagens de longas distâncias, e em 2010 este meio transportou 1,68 bilhão de passageiros no gigante asiático.

A China, que em poucos anos poderá ter mais quilômetros de linhas de alta velocidade que toda as redes do resto do mundo somadas, já exporta este tipo de tecnologia para mercados como os Estados Unidos, onde firmou um contrato para desenvolver este transporte na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário