terça-feira, 4 de outubro de 2011

Marrocos terá Trem Bala

04/10/2011 -

Marrocos vai se tornar o primeiro país africano e do mundo árabe a ter um sistema de transporte com este modelo tecnológico.

O rei Mohammed VI e o presidente francês Nicolas Sarkosy fizeram o lançamento na sexta (30 de outubro), da obra que vai ligar Tanger a Casablanca, com custo programado de 1,8 bilhão de euros.  A França é a principal financiadora internacional. O LGV vai unir a principal cidade portuária do Marrocos, no Mediterrâneo, com o maior pólo econômico do pais.

Inicialmente, o projeto era de uma nova linha ferroviária de 200 km que chegaria até Kenitra, perto da capital Rabat.  Uma linha já existente entre Kenitra e Casablanca será reformada para receber os novos trens. O inicio das operações do trem bala marroquinho está previsto para dezembro de 2015. Reduzirá o tempo de viagem entre Tanger e Rabat de 3h45 para 2h20. Tanger e Casablanca passará de 4h45 para 2h10.
 
O tráfego de passageiros entre estas localidades cresceu 70% nos últimos dez anos. Com o trem de alta velocidade, o Marrocos vai se tornar o primeiro país africano e do mundo árabe a ter um sistema de transporte com este modelo tecnológico.

Fonte: Brasil Turis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário