sábado, 21 de julho de 2012

Vale assina acordo para construir ferrovia na Argentina

19/07/2012 - Agência EFE

O Governo da Argentina assinou nesta quinta-feira um acordo permitindo que a Vale construa uma ferrovia a fim de levar a produção da mina de potássio Rio Colorado até um porto que será construído na cidade de Bahía Blanca, sobre o Atlântico.

'Este é o maior projeto do mundo em matéria de potássio, que é um dos nutrientes fundamentais para a agricultura', destacou a presidente argentina, Cristina Kirchner, no ato de assinatura do acordo.

A Vale investirá US$ 1,1 bilhão na construção de um novo lance férreo de 370 quilômetros e na renovação de 750 quilômetros de vias já existentes.

Esse lance unirá a planta de processamento de potássio, localizada na província de Mendoza, no oeste do país, a um porto em Bahía Blanca, situado cerca de 700 quilômetros ao sul de Buenos Aires, desde onde será exportada a produção.

A ferrovia, uma vez cessada a exploração, dentro de cerca de 50 anos, será transferida gratuitamente ao Estado argentino.

O projeto de Rio Colorado irá gerar 12 mil postos de trabalho e contemplará um investimento total de US$ 6,455 bilhões, incluindo ainda a construção de uma usina elétrica.

As reservas de potássio desta mina chegam a 430 milhões de toneladas e a capacidade de produção pode ascender a 4,35 milhões de toneladas anuais, segundo os cálculos da empresa.

Cristina Kirchner precisou que graças a este projeto, que deverá começar a operar no segundo semestre de 2014, a Argentina se tornará o terceiro maior exportador e o quinto principal produtor mundial de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário