sábado, 25 de agosto de 2012

 A estratégia dos grandes: rede de supermercados inova ao colocar prateleira virtual no metrô

21/08/2012 - Estadão.PME

Entenda como a tecnologia é - cada vez mais - fundamental para qualquer tipo de empreendimento

A rede Tesco, multinacional do segmento de supermercados, vivia um dilema. De que forma torna-se a empresa número um da Coréia do Sul mesmo tendo menos lojas do que sua principal corrente? A estratégia encontrada pela corporação foi interessante e, ao mesmo tempo, demonstra aos pequenos empresários que eles devem agregar novas tecnologias aos seus produtos e serviços imediatamente.

Após realizar pesquisas, a Tesco descobriu que os sul-coreanos eram o segundo povo no mundo que mais trabalhava e, assim, os executivos da rede concluíram que fazer compras no supermercado tomava um tempo que os clientes simplesmente não tinham.

Diante de informações coletadas no mercado, a rede inovou: decidiu levar a loja até os consumidores - e não estamos falando aqui de criar um site para compras online. Eles foram além.

A Tesco coloocou em estações do metrô displays com imagens dos produtos que comercializa idênticas às prateleiras dos supermercados. Mais do que isso: o consumidor poderia fazer compras ali mesmo, enquanto esperava pelo trem.

Funcionava assim: o cliente passava a câmera do celular em um QR Code colocado em cima de cada produto. Ao ler esse código, o celular conectado na internet levava o cliente ao sistema de vendas online da empresa. O consumidor informava a quantidade que desejava de cada produto e indicava a forma de pagamento. Pronto! No fim do dia, a compra estava em sua residência.

O sucesso da empreitada, informa a multinacional, fez com que as vendas online da Tesco aumentassem 130% após a ação - a empresa tornou-se a primeira colocada no ranking de vendas online do segmento e aproxima-se cada vez mais do objetivo inicial: torna-se a maior rede da Coréia do Sul em termos de lojas físicas.

Veja o vídeo e entenda como funcionou a ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário