quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Monotrilho de Riade tem quatro consórcios inscritos

03/08/2012 - Railway Technology

A Arábia Saudita listou quatro consórcios para a oferta de propostas técnicas e financeiras para a construção do projeto do monotrilho de Riade.

Os quatro grupos incorporam 33 empresas de 15 países diferentes, incluindo os principais fabricantes de monotrilho do mundo inteiro.

O Alto Comissariado de Desenvolvimento de Riade (HCRD), que lançou a licitação para o projeto, listou os consórcios a partir das 38 propostas que recebeu; os quatro grupos listados agora têm quatro meses para enviar suas propostas técnicas e financeiras.

O grupo vencedor será responsável pela construção de uma rede subterrânea, pelo fornecimento de trens elétricos e pela construção de pontes e túneis de metrô, juntamente com todas as obras de projeto e engenharia para o projeto.

A linha ferroviária elétrica de 175 km ligará o aeroporto de Riade a outras partes da cidade, incluindo o novo centro financeiro King Abdullah.

A empresa francesa Vinci lidera o primeiro grupo, que inclui Almabani General Contractors e Consolidated Contractors Company, ambas da Arábia Saudita, Siemens (SIE) e Aecom.

O segundo grupo é composto por 11 empresas, lideradas pela canadense Bombardier, juntamente com a saudita Al Rajhi Holding, a sul-coreana GS Engineering & Construction e a britânica Serco, entre outras.

O terceiro grupo é composto por sete empresas, que incluem a francesa Alstom Transport e a sul-coreana Samsung C&T, e é liderado pela espanhola FCC Construction.

O quarto consórcio é liderado pela empresa Strabag, da Áustria, e inclui Ansaldo, Stadler Rail, Larsen & Toubro, Hyder Consulting, Worley Parsons, Besix, Ali Al Swailem Group e IDOM.

Cada consórcio tem empresas com várias disciplinas que são compostas por fabricação de trens, construção de túneis de metrô, obras de construção civil, pontes, sistemas de controle e operação, obras elétricas e mecânicas e projeto e gestão de mega projetos.

Em maio de 2010, a Bombardier recebeu um contrato de US$ 241 milhões da Saudi Oger para o abastecimento de seu sistema de última geração Innovia Monorail 300 em Riade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário