sábado, 12 de janeiro de 2013

Inaugurada primeira linha de VLT do Marrocos

14/12/2012 - Revista Ferroviária

Alstom Citadis que desde o dia 12 de dezembro opera em Casablanca
Foi inaugurada na última quarta-feira (12/12), em Casablanca, a primeira linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Marrocos. Com 31 quilômetros de extensão e 48 estações, a linha é a maior já construída e liga os distritos leste e sudoeste de Casablanca, passando pelo centro da cidade.

O projeto começou em 2009, quando a Casa Transports, empresa pública responsável pelo transporte público de Casablanca, fechou um contrato com a Alstom para o fornecimento de 74 VLTs do modelo Citadis. No ano seguinte, mais dois contratos adicionais para instalação dos sistemas de fornecimento de energia e sinalização da linha foram firmados entre Alstom e Casa Transports.

Com 65 metros de comprimento e dois carros, os VLTs Citadis têm capacidade de acomodar 606 passageiros e, em Casablanca, transportarão 250 mil passageiros por dia. O VLT da cidade tem ar condicionado e conta com displays de informação em francês e árabe, idiomas falados no país. Os VLTs Citadis de Casablanca foram fabricados e montados na unidade de Reichshoffen (França) da Alstom.

As operações de manutenção preventiva e corretiva dos VLTs serão realizadas diariamente por 40 funcionários da Alstom, que também farão a limpeza interna e externa das unidades.

Crédito: Casa Transports

Nenhum comentário:

Postar um comentário