sábado, 12 de janeiro de 2013

Inaugurado trem bala entre Barcelona e fronteira com a França

09/01/2013 - RFI

Da esquerda para direita: Ana Pastor, ministra espanhola do Desenvolvimento, Artur Mas, presidente da Catalunha, Mariano Rajoy, chefe do governo espanhol, e o príncipe Felipe. REUTERS/Toni Albir/Pool

As mais altas autoridades espanholas inauguraram nesta terça-feira a ligação ferroviária de alta velocidade entre Barcelona e Figueras, na fronteira com a França, última etapa antes da união com o sistema de trens bala francês TGV. A partir de abril, essa linha permitirá viagens diretas de Barcelona para as cidades francesas de Toulouse, Marselha, Lyon e Paris em trem bala.

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, inaugurou a via férrea de alta velocidade afirmando estar diante de uma das obras de "maior ambição e envergadura projetadas na Espanha". Rajoy tomou o trem bala de Barcelona até Figueras acompanhado do príncipe herdeiro Felipe, do presidente regional da Catalunha, Artur Mas, e da ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor.

O trecho entre Barcelona e Figueras, cidade do pintor espanhol Salvador Dalí, tem 131 km de extensão. A cidade recebe um respeitável número de turistas pelo célebre Teatro Museu Gala Salvador Dalí.

Em abril, com a ligação da malha ferroviária espanhola ao sistema francês de trem bala, o viajante poderá fazer o trecho Barcelona-Paris em 6 horas e Madri-Paris em 10 horas de viagem. Porém, a troca de trens em Figueras será sempre obrigatória.

A rede ferroviária espanhola de alta velocidade conta com 3 mil quilômetros em serviço, o que faz da Espanha o segundo país no mundo, atrás da China, e o primeiro da Europa em exploração de linhas de alta velocidade.

Fonte: Portugueses RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário