segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Metrô de Londres completa hoje 150 anos

09/01/2013 - Mobilize

Viagens especiais com locomotivas e vagões históricos estão sendo programadas pelo "Tube" e pelo Museu de Transportes de Londres

Londres: 150 anos sob as ruas da cidade
créditos: London Transport Museum

Há exatos 150 anos, no dia 9 de janeiro de 1863, o primeiro trem subterrâneo do mundo saiu da estação de Paddington, em Londres, para fazer a viagem inaugural de passageiros do novo sistema underground, sob as ruas de da capital britânica. A viagem terminou na estação de Farringdon e percorreu cerca de 5.600 metros.

A linha original do Underground foi construída e financiada pela Metropolitan Railway, empresa privada criada em 1854 para desenvolver o projeto de ligar as principais estações em Paddington, Euston e King Cross com o centro de negócios da cidade.

Milhares de londrinos estavam ansiosos para viajar na nova ferrovia e logo no primeiro dia de operação formaram-se longas filas em cada estação. A linha foi um enorme sucesso, com 26 mil passageiros que utilizaram o Underground todos os dias, nos primeiros seis meses.

Nos próximos sábados, 13 e 20 de janeiro, a locomotiva nº 1 fará viagens especiais para celebrar o aniversário e levará consigo uma série de vagões históricos do metrô, como o carro 353, construído em 1892 e recentemente restaurado.

Quer participar? Corra, porque os ingressos são limitados! Mais informações no site do London Transport Museum: www.ltmuseum.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário