quinta-feira, 7 de março de 2013

Mais dois sistemas BRT são inaugurados na América Latina

05/03/2013 - The City Fix Brasil

Uruguai e Venezuela pretendem ampliar o sistema BRT de transporte para melhoria da mobilidade urbana

Autor: Guillermo Petzhold | Postado em: 05 de março de 2013 | Fonte: The City Fix Brasil

Sistema BRT é um dos mais eficientes no transporte urbano
créditos: Divulgação

No final do ano passado, o Uruguai inaugurou seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit). Situado em Montevidéu, capital do país e que abrange 40% da população do país, o corredor Garzón, com aproximadamente 6,3 quilômetros de extensão, irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas diariamente.

Este é apenas a primeira de uma série de obras que serão realizadas visando a melhoria do transporte público da cidade. Até o final do ano, está prevista a inauguração de um segundo trecho localizado na Avenida Agraciada Norte e para 2014 outro corredor na Avenida General Flores, obra que concluirá a primeira etapa do Plano de Mobilidade do município.

Outra cidade que também optou pelo sistema BRT foi Caracas. Administrado pela mesma empresa dos metrôs, o BusCaracas (ou Línea 7 do metrô) vai beneficiar cerca de 30 mil passageiros diariamente. Este é o segundo BRT localizado na Venezuela – a primeira cidade a adotá-lo foi Mérida, em 2007.


BRTDATA.ORG
Saiba mais sobre esses sistemas no site BRTdata.org, um banco de dados que abrange informações sobre sistemas Bus Rapid Transit de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras.

Lançado há quase um ano, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Confira aqui o panorama atual dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo.

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil

Leia também:
Sistema BRT irá alterar a estrutura do transporte coletivo em Porto Alegre
Brasil vai inaugurar mais de 250 km de BRT em 2014
BRT em Belém deve ser inaugurado no início de 2016, diz prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário