sábado, 27 de julho de 2013

Lufthansa reformula divisão de baixo custo para competir com rivais desse segmento

01/07/2013 - Folha de São Paulo

DA REUTERS

A Lufthansa, maior empresa aérea da Europa, lançou a nova marca de sua empresa de baixo custo, a Germanwings, nesta segunda-feira (1º), em uma tentativa de cortar custos e reconquistar passageiros das rivais.

A Germanwings, que está assumindo a maioria dos voos de curta distância da Lufthansa na Europa, busca se reposicionar como uma empresa de baixo custo para viajantes de negócios, oferecendo serviços extras como champanhe e um espaço maior para as pernas dos passageiros.

A Lufthansa encerrou seus negócios de curta distância em janeiro porque vinha perdendo dinheiro, principalmente devido à concorrência de companhias aéreas de baixo orçamento como EasyJet Air Berlin e Ryanair.

O relançamento da Germanwings faz parte do plano de três anos da Lufthansa para impulsionar o lucro operacional do grupo de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhões) para 2,3 bilhões de euros (US$ 2,9 bilhões) até 2015.

Carsten Spohr, membro do Conselho da Lufthansa, disse que os custos dos Germanwings têm de estar em pé de igualdade com outros empresas e levantou a possibilidade de abandonar as rotas não competitivas.

"Se em algum momento esse não for mais o caso, e mesmo se isso for verdade apenas para algumas rotas, então nós temos que nos retirar dessas rotas ou mesmo de bases operacionais. Nós não queremos isso, claro, e temos que evitar", disse ele em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal Stuttgarter Zeitung.

Germanwings tem como objetivo registrar um lucro em 2015. Em 2011, a última vez em que publicou os resultados, o seu prejuízo operacional aumentou para 52 milhões de euros (US$ 67,7 milhões), ante 39 milhões de euros (US$ 50,7 milhões) em 2010.

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