segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

‘TAV peregrino’ vai cortar deserto a 300 km por hora

12/12/2014 - O Estado de S. Paulo

O primeiro trem de alta velocidade da Arábia Saudita, conhecido como 'AVE dos peregrinos', saiu de Barcelona em um navio especial com destino a Jeddah, no Oriente Médio, onde vai iniciar os primeiros testes para operar comercialmente a partir de dezembro de 2016, entre as cidades de Meca e Medina, numa distância de 430 quilômetros.

Os trens devem transportar cerca de 20 mil peregrinos por dia, a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora.

O trem embarcado na Espanha tem 13 vagões fabricados pela Talgo, em Madri, e duas locomotivas produzidas na fábrica de Rivabellosa, em Álava.

Os trens viajaram em caminhões especiais até o porto de Barcelona, de onde embarcaram para a Arábia Saudita.

O diretor de produção da Talgo, Roberto Martínez, explicou que o trem conhecido como 'bico de pato' é um Talgo 350, com mais de 30 modificações no projeto original e adaptação para circular no deserto.

As soltas foram reforçadas para impedir a entrada de areia. Também foi necessário reforçar o isolamento térmico e os sistemas de ar condicionado, já que a temperatura média no deserto chega a 55 graus centígrados.

O projeto teve custo estimado de 6,6 bilhões de euros no início do plano, em 2011.

No total serão 35 trens comerciais e um especial denominado trem VIP, de luxo, destinado à família real saudita. O trem real transporta até 60 passageiros, enquanto que as demais composições levam 417.

Nenhum comentário:

Postar um comentário