quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ônibus sem motorista é aprovado em testes na China

14/10/2015 - O Dia

Veículo autônomo identifica sinais de trânsito, muda de pista automaticamente e até ultrapassa carros

Rio - A fabricante chinesa Yutong anunciou que concluiu, de maneira bem-sucedida, testes com um modelo de ônibus, acredite, sem motorista. O veículo percorreu 32,6 km em uma estrada intermunicipal no centro cidade de Zhengzhou, na China, no fim de agosto.

O ônibus é tão inteligente que foi capaz de identificar todos os 26 sinais de trânsito da via, mudar de pista automaticamente e ultrapassar veículos nas pistas próximas, informou a montadora. Ainda assim, sempre havia um condutor de prontidão próximo ao volante em todos os testes para evitar possíveis incidentes.

Ônibus anda sozinho enquanto motorista assiste de braços cruzados
Foto: Reprodução de Vídeo

O veículo autônomo começou a ser pesquisado e desenvolvido em 2012. O vice-engenheiro chefe Tang Wang disse que a tecnologia precisa ser aperfeiçoada antes de entrar em uso efetivamente. "Você pode mudar entre o modo sem motorista e o manual", explicou.

Segundo a revista Wired, a Yutong não revelou a tecnologia que está utilizando e afirmou apenas que o ônibus funciona com laser, radar e sistemas de câmera para conseguir posicionar cada veículo na direção e orientação corretas, informou a Época Negócios online.

O Dia no Coletivo  publicou em abril que a sueca Volvo também testa uma tecnologia na Europa que vai permitir que dois ônibus de tamanho padrão circulem virtualmente conectados, através de rede wi-fi, operando como se fossem um único veículo articulado e com apenas um motorista. Na ocasião, a companhia anunciou que a novidade deve chegar ao Brasil após homologação para vendas na Suécia, prevista para 2018. Um dos objetivos é aumentar a capacidade operacional dos BRTs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário