sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Turquia coloca em circulação o 1º ônibus do país que opera utilizando energia solar

01/10/2015 - Extra - RJ

A cidade de Istambul, capital da Turquia, colocou em circulação, em setembro, o primeiro ônibus do país que opera com uso de energia solar. Embora utilize combustível tradicional no motor, as telas sobre o veículo fornecem energia para as catracas, alto-faltantes, câmeras, conexão à internet via wi-fi e até carregadores de celular. O sistema também propicia uma carga extra para a bateria do automóvel, aumentando a eficiência energética.

O ônibus foi apresentado numa conferência para a imprensa promovida pela empresa pública que gere o serviço de transportes da capital turca, a Istanbul Electric Tram and Tunnel Company (IETT). O evento ocorreu em uma garagem no distrito de Topkapi, onde fica a primeira estação da rota do coletivo. De lá, ele segue para Eminönü, palco de grande parte das atrações históricas de Istambul, como a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia — ou seja, um trajeto com grande apelo turístico.

A IETT já havia apresentado outro ônibus ambientalmente amigável no ano passado. Batizado como "Botobus”, o veículo circula com plantas sobre o teto, de modo a compensar as emissões de gás carbônico. A Turquia vem trabalhando para aumentar a utilização de energia renovável e já tem um dos mais altos índices de capacidade de geração de energia solar da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário