segunda-feira, 23 de novembro de 2015

China planeja construir trem de alta velocidade até Teerã

21/11/2015 -  Agência EFE

Pequim, 21 nov (EFE)- A China planeja construir um trem de alta velocidade até Teerã que a conecte com a Ásia ocidental através dos países centro-asiáticos, informou neste sábado o jornal oficial "China Daily".

Esta linha, proposta pelo operador ferroviário do país, a Corporação de Ferrovias da China, sairia de Urumqi (no oeste do país) e passaria por Almaty (Cazaquistão), Bishkek (Quirguistão), Thashkent e Samarcanda (Uzbequistão), assim como por Ashgabat (Turcomenistão) até chegar à capital iraniana.

O plano inscreve-se dentro da Nova Rota da Seda, uma iniciativa de Pequim para reforçar a posição da China como potência econômica asiática e a presença internacional de suas empresas.

Se este novo corredor de alta velocidade for construído, unificaria a bitola de ferrovia da China com o dos países da Ásia Central, o que permitiria acelerar a conexão ferroviária do país mais povoado do mundo com o oeste do continente.

A China adotou a bitola internacional (1,435 metro), enquanto nos países de Ásia Central está difundido o uso de bitolas maiores (1,52 metro), o que desacelera o transporte e torna mais competitivos os envios marítimos.

Além disso, esta nova linha abriria uma alternativa para o percurso habitual, pelo norte passando pela Rússia, das ferrovias que vão da China em direção ao oeste, como a que liga a cidade de Yiwu com Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário