sábado, 1 de junho de 2019

Apresentação


A interesse de montar essa página surgiu após uma visita à Rodovia Cuiabá-Santarém realizada em abril de 2019. 

O sonho de visitar a região é antigo, começou na década de 1990, ao conhecer, através de revistas,  um pouco da história de Sinop, um núcleo de colonização pioneiro, fundado numa região desabitada, mas que em poucos anos se transformou numa importante cidade. 

Os anos se passaram, a distância do Rio de Janeiro e o custo da passagem, não foram fatores que animaram para uma viagem, juntando-se a falta de tempo e oportunidades. 

Mas depois de me mudar para Brasília fiquei um pouco mais próximo do Centro-Oeste, e passei a querer conhecer lugares novos, longe das loucuras dos grandes centros. O sentimento que tenho é que o repositório moral do país está no interior, em locais considerados esquecidos, longe das miragens que atraem tantos iludidos aos grandes centros urbanos, transformando esses locais em espécies de grandes manicômios.

Depois de minhas incursões pelo Centro-Oeste, passando em cidades como Barra do Garças, Rondonópolis e Primavera do Leste,  resolvi também conhecer, de ônibus, a mítica estrada Cuiabá-Santarém. Sabia que para conhecê-la realmente teria que por os pés na estrada. Não bastaria ver mapas, alguns vídeos do Youtube, ou a reprise de telejornais tendenciosos e  duvidosos da imprensa dita “brasileira”.

Numa primeira oportunidade percorri o trecho Cuiabá - Miritituba, me interessando pela região do Vale do Jamanxim, entre Novo Progresso e a divisa com Mato Grosso. Um trecho com diversos núcleos urbanos, com história recente e grande potencial de crescimento, sem contar a beleza natural.

Seria muito interessante acompanhar o crescimento e a transformação desta região, ainda mais agora com a finalização da pavimentação do trecho Cuiabá-Santarém, pois finalmente depois de três séculos de espera, Cuiabá irá ganhar um caminho seguro para o Rio Amazonas !

Acrescenta-se ao cenário o projeto do primeiro trecho da ferrovia EF-170, também conhecida como Ferrogrão, com 933 Km de extensão entre Sinop e Miritituba, cujas obras devem ser lançadas nos próximos anos aquecendo a economia da região. 

O que não falta são fatores para que toda a atenção seja voltada para essa importante região do Brasil, bela por natureza, um verdadeiro berço esplêndido a ser descoberto.

Como dizem, quem visita essa região sempre volta, no meu caso, acabei me apaixonando pelo sul do Pará.










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