terça-feira, 2 de julho de 2019

Municípios da Amazônia de Mato Grosso realizam a I Feira de Turismo e o VI Festival de Gastronomia- Sabores da Floresta - nos dias 5,6 e 7 de julho


01/07/2019 - Rádio Sorriso

Municípios da Amazônia de Mato Grosso realizam a I Feira de Turismo e o VI Festival de Gastronomia- Sabores da Floresta - nos dias 5,6 e 7 de julho

A I Feira do Turismo da Amazônia Mato-Grossense - FEITAM, que acontece nos dias 5,6 e 7 de julho em Alta Floresta reúne sete municípios da região com alto potencial turístico, com objetivo de apresentar a Amazônia Mato-grossense como destino sustentável de relevante importância para Mato Grosso e Brasil, seguindo uma tendência nacional de explorar de forma consciente esse rico bioma. A programação conta com feira de produtos turísticos e artesanais, palestras sobre turismo em áreas protegidas, turismo rural, gerência de empreendedorismo, entre outros temas. Também fazem parte o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta e o I Encontro Cultural.

O evento será realizado pela Prefeitura de Alta Floresta através da Secretaria de Desenvolvimento - Direção de Indústria, Comércio e Turismo. Participam também os municípios de Cuiabá, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Nova Monte Verde. Durante a realização do evento, serão valorizados os destinos e produtos turísticos da região da Amazônia Mato-grossense; contando com palestrantes, mesa redonda e painéis, com intuito de conscientizar sobre a importância dos destinos turísticos da região.

A Amazônia de Mato Grosso é uma região vocacionada para o turismo. É indiscutível a ampla e diversificada oferta diferencial existente na área, em termos quantitativos e qualitativos. A região de Alta Floresta conta com um potencial significativo para o desenvolvimento do ecoturismo que pode ser creditado, sobretudo, à singularidade, extensão e diferencial de atratividade de seus recursos naturais e culturais, com opções para o turismo de pesca esportiva, observação de aves, primatas, borboletas, flora, passeios fluviais, banhos de cachoeiras e rios, contemplação de paisagens, caminhadas por trilhas e conhecimento do artesanato indígena. Com a presença da Serra do Cachimbo, Rio Teles Pires, Rio Cristalino, Rio São Benedito, Rio Azul, Rio Juruena e Parque Estadual Cristalino e pousadas das mais variadas opções, ainda possui um território local com grande diversidade natural, paisagens distintas e elevada biodiversidade, incluindo áreas de transição dos biomas: cerrado, pantanal e amazônico.

Abrangente território heterogêneo, complexo e multifacetado, configurando-se como um conjunto de formações ambientais bastante diferenciadas, o que contribui para a geração de uma grande diversidade natural de alto potencial turístico. As pesquisas já realizadas na região indicam que cerca de 600 espécies de aves já foram catalogadas, seis espécies de primatas, um delas endêmica da região, o macaco-aranha-de-cara-branca e mais de 1500 espécies de borboletas.

Na pesca esportiva, os rios da região possuem grande quantidade de espécies importantes da bacia amazônica, considerada a maior em rios de água doce do país. Entre as espécies mais procuradas na pesca esportiva, estão o jaú, piraíba, pirarara, caparari, cachara, tambaqui, tucunaré, matrinxã, pirapitinga, bicuda, palmito, piranha, cachorra, tucunaré, matrinxã, bicuda, entre outros.

“O turismo sustentável e mais especificamente o ecoturismo, como uma tendência mundial que se expande cada vez mais, mostra-se como uma alternativa socioeconômica promissora para áreas que dispõem de variedade e qualidade de recursos naturais. Não pressupõe, contudo, apenas a observação da natureza, mas também diversas atividades empreendidas em contato direto com a natureza, estruturadas de forma compatível e em harmonia com o meio em que estão inseridas. Por isso gera oportunidades de trabalho, reduz os desequilíbrios sociais regionais e melhor distribuição de renda, combate a pobreza e atrai investimentos privados sócio-ambientalmente comprometidos com a região”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento - Direção de Indústria, Comércio e Turismo, Célia Maria de Castro.

O Turismo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da região Amazônica e isso pode ser comprovado com o aumento significativo de turistas que chegam na alta temporada ( meses de maio a novembro) através do aeroporto de Alta Floresta. Há cerca de 10 anos eram cerca de 880 turistas, a maioria estrangeiros. No ano passado, conforme informações repassadas pelos hotéis e pousadas de Alta Floresta, foram 22.400 turistas em busca de pesca e ecoturismo na região de Alta Floresta. “O fortalecimento do turismo como produto de alto valor agregado e diferencial de competitividade, constitui assim uma estratégia de suma importância para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.”, finalizou Célia.

O I FEITAM terá atividades paralelas:

* Pacotes turísticos oferecidos por Hotéis e Pousadas
* Famtour jornalístico
* City Tour

De 01 a 07 de julho estarão ocorrendo várias exposições de artes e de fotografias em hotéis, pousadas, museus e órgãos públicos.

Participam como parceiros: Parceiros: COMTUR - Conselho Municipal de Turismo AEGAF - Associação dos Empresários de Gastronomia de Alta Floresta, SEBRAE, Grupo de Regionalização do turismo da Amazônia mato-grossense, ICV - Instituto Centro Vida Prefeituras Municipais da Região. São expositores: Órgãos Públicos, entidades, ONG´s e iniciativa privada.

SERVIÇO

Evento: 1ª Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense
Data: 05 a 07 de Julho de 2019
Local: Praça da Cultura - Alta Floresta - MT

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA 05/07 – 18h ás 23h – Praça da Cultura

18:00 h - VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta

18:00 h - 1ª FEITAM – Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense

19:00 h - 1° ENCONTRO CULTURAL da Amazônia Mato –grossense

23:00 h – Encerramento

SÁBADO 06/07 – 14h ás 23h – Praça da Cultura

14:00 h – 1º SEMINÁRIO DE TURISMO da Amazônia Mato Grossense

18:00 h - VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta

18:00 h - 1ª FEITAM – Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense
19:00 h - 1° ENCONTRO CULTURAL da Amazônia Mato –grossense

23:00 h – Encerramento

DOMINGO 07/07 – 9h ás 23h – Praça da Cultura

09:00 h – 1º SEMINÁRIO DE TURISMO da Amazônia Mato Grossense

16:00 h - 1° ENCONTRO CULTURAL da Amazônia Mato -grossense

16:00 h - 1ª FEITAM – Feira de Turismo da Amazônia Mato-grossense

18:00 h - VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta

23:00 h - Encerramento


1ª SEMINÁRIO DE TURISMO da Amazônia Mato-grossense

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 06/07 – Auditório do Seciteci

14:00 h - Abertura

14:20 h - Cadastur
Secretaria Adjunta de Turismo do Estado de MT

14:40 h - RPPN Histórico e Urbano
Dra. Sonia Wiedmann – Brasília - DF

15:00 h - Turismo em Áreas Naturais Protegidas
Juliana Carvalho Arantes IBAMA/ICMBio

15:20 h – Coffe Break

15:40 h - Criação de Unidade de Conservação -UC Municipais
Secretaria Adjunta de Turismo do Estado de MT
Bathilde Abdala

16:00 h - Turismo Rural
Secretaria Adjunta de Turismo do Estado de MT
Geraldo Donize Lúcio

16:20 h - Amazônia Azul
Capitão dos Portos de MT
Capitão de Corveta Thiago Crisano Muniz Santos

16:40 h – Mesa redonda
Mediadora: Marta Regina Torezam
Gerência de Empreendedorismo SEBRAE - MT

18:00 h - Encerramento

FICHA DE INSCRIÇÃO - FEITAM

Vagas limitadas. Inscrição on-line, através do site www.feitam.com.br ou
Envie sua inscrição no e-mail: dict@altafloresta.mt.gov.br
Informações: Franciela Porto (66) 3521-502








Nenhum comentário:

Postar um comentário